Na noite desta quarta-feira, 3 de julho, a Prefeitura de Mutuípe começou a demolição do antigo Barracão Cultural. A ação é para dar espaço ao novo Centro Pedagógico de Mutuípe, que será construído pela empresa M B Bulhões Empreendimentos Ltda. A assinatura da ordem de serviço aconteceu na manhã desta quarta-feira, 3 de julho, marcando o início oficial das obras, que devem durar cerca de 8 meses e estão orçadas em mais de R$ 1,4 milhão.
O novo Centro Pedagógico contará com um auditório, salas para oficinas, sala pedagógica, espaço para conselhos e uma biblioteca. Segundo Rodrigo Maicon Santana Andrade, o Digão, do Progressistas, o centro será um lugar para atividades como música, dança, capoeira e judô, focado principalmente nos alunos do ensino em tempo integral.
No entanto, a demolição do Barracão Cultural causou tristeza e descontentamento entre muitos artistas e fazedores de cultura da cidade. Em um grupo de WhatsApp, a crítica foi clara: “Muito triste ver um espaço cultural da nossa cidade ser demolido dessa forma, sem nenhum diálogo com os fazedores de cultura, e com a comunidade. É triste também ver que enquanto artistas e fazedores de cultura estamos de braços cruzados como telespectadores. E o Conselho de Cultura da nossa cidade se posicionou de alguma forma diante dessa destruição do nosso ‘patrimônio cultural’?”
Essas palavras ecoam o sentimento de que a cultura local está sendo deixada de lado no processo. Muitos se perguntam por que a comunidade cultural não foi consultada ou envolvida na decisão de demolir o Barracão Cultural, que tinha um significado especial para muitos moradores.