Por Gaby Santana
Você já ouviu falar em sextorsão ? se trata de um crime digital que envolve a ameaça de divulgação de imagens íntimas para extorquir vítimas, tem se tornado uma preocupação crescente
Recentemente, diversos casos foram registrados no estado. Em Vitória da Conquista, um jovem de 21 anos foi preso por extorquir uma mulher de João Pessoa (PB), exigindo R$ 6,5 mil para não divulgar fotos íntimas dela. O suspeito alegou pertencer a uma facção criminosa e realizou ameaças por meio de mensagens no WhatsApp, continuando a coagir a vítima mesmo após o pagamento.
Já em Feira de Santana, a influenciadora digital Theila Sabrina, com cerca de 200 mil seguidores, foi investigada por extorsão. Ela teria exigido R$ 10 mil de um casal homoafetivo sob ameaça de divulgar vídeos íntimos e informações privadas, resultando na apreensão de celulares e tablets para perícia. Em Sobradinho, um homem foi preso por aliciar crianças por meio de jogos online, sendo encontrados arquivos relacionados a abuso sexual infantil e conversas que indicavam tentativas de obtenção de imagens íntimas.
Segundo o delegado da Polícia Federal de Piracicaba, Rodrigo Perin, o crime consiste em constranger a vítima a realizar ações mediante ameaça de divulgação de fotos ou vídeos íntimos. “Então, a pessoa tem uma foto, liga para a vítima e fala: ‘Olha, eu tenho uma foto sua, se você não fizer isso, se você não fizer aquilo, eu vou publicar essa tua foto’. É uma forma de constranger a pessoa a fazer aquilo que o chantageador está pedindo”, explicou.
Especialistas e autoridades orientam medidas de proteção, como não ceder à chantagem, guardar evidências como mensagens e arquivos, procurar apoio de familiares, amigos ou profissionais de confiança e denunciar.
A Polícia Civil da Bahia reforça que a denúncia é essencial para responsabilizar criminosos e proteger vítimas desse tipo de crime digital.
