O Ministério das Relações Exteriores divulgou neste domingo (22) uma nota oficial condenando com veemência os ataques realizados pelos Estados Unidos e por Israel a instalações nucleares no Irã.
Segundo o Itamaraty, as ações militares violam a Carta das Nações Unidas e as normas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). O governo brasileiro também alertou para os riscos de contaminação radioativa e para a possibilidade de desastres ambientais de grandes proporções, colocando em risco a vida e a saúde de populações civis.
“Qualquer ataque armado a instalações nucleares representa flagrante transgressão da Carta da ONU e das normas da AIEA”, destacou a nota. “Ações armadas contra essas instalações representam uma grave ameaça à vida e à saúde de civis, ao expô-los ao risco de contaminação radioativa e a desastres ambientais de larga escala.”
O comunicado reforçou a posição histórica do Brasil em defesa do uso exclusivo da energia nuclear para fins pacíficos e reiterou a rejeição a qualquer forma de proliferação nuclear, especialmente em regiões marcadas por instabilidade geopolítica, como o Oriente Médio.
O governo brasileiro também fez um apelo por uma solução diplomática para o conflito e repudiou os ataques recíprocos em áreas densamente povoadas.
“As consequências negativas da atual escalada militar podem gerar danos irreversíveis para a paz e a estabilidade na região e no mundo, além de comprometer o regime internacional de não proliferação e desarmamento nuclear”, concluiu o Itamaraty.
Fonte: Bnews