Brasil oficializa interesse em sediar a Copa do Mundo de Clubes de 2029

Por Ana Sampaio

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou à FIFA o interesse do Brasil em sediar a edição de 2029 da Copa do Mundo de Clubes. O comunicado foi feito na última sexta-feira (20), durante encontro entre dirigentes brasileiros e o presidente da entidade máxima do futebol mundial, Gianni Infantino.

Segundo a CBF, o pedido foi bem recebido pela FIFA, especialmente após o bom desempenho dos clubes brasileiros na edição atual do torneio, que está sendo disputada em novo formato com 32 equipes.

Conversas iniciais e expectativa positiva

De acordo com Samir Xaud, gestor da CBF, a conversa com Infantino foi produtiva.

“Tudo começou com uma conversa de apresentação. Falei dos meus objetivos à frente da CBF e disse que queremos estar mais próximos da FIFA. Elogiei o evento e o nível dos clubes brasileiros e, por fim, coloquei o país à disposição para receber a próxima Copa do Mundo. O presidente Gianni Infantino ficou muito feliz, disse que é totalmente possível. Agora vamos trabalhar para que dê certo. Vai ser um golaço”, disse Xaud.

Desempenho brasileiro impulsiona candidatura

Nesta edição inaugural do novo formato do Mundial de Clubes, o Brasil conta com quatro representantes: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras — o país com maior número de clubes no torneio.

Além disso, o Flamengo foi o primeiro time a garantir vaga nas oitavas de final, ao vencer o Chelsea por 3 a 1, de virada.

Agora, a CBF trabalha nos bastidores para fortalecer a candidatura brasileira, buscando apoio político e logístico para viabilizar a realização do torneio em solo nacional.

RELACIONADAS

MAIS RECENTES