Por Lucas Alves
Na manhã desta terça-feira, 7 de janeiro, um caminhão de uma empresa não identificada foi flagrado recolhendo as ferragens que seriam utilizadas na construção do Centro Pedagógico de Mutuípe. O material, que seria destinado à obra, foi retirado por funcionários da empresa e colocado no compartimento de um caminhão baú. Um vídeo gravado por um cidadão mostra o momento exato da retirada, mas, logo depois, o motorista recebe uma ligação e devolve parte do material ao local.
A Prefeitura Municipal de Mutuípe ainda não se manifestou sobre o incidente, e não se sabe se a tentativa de retirada do material tem alguma relação com a recente decisão da administração municipal, que suspendeu a execução da obra por meio do Decreto nº 22/2025 publicado no último dia 6 de janeiro. O decreto suspende a execução da obra do Centro Pedagógico, com recursos do FUNDEB, até avaliação técnica e financeira do projeto.
Histórico da obra
A construção do Centro Pedagógico foi uma das ações do governo de Rodrigo Maicon de Santana Andrade, conhecido como Digão, do Progressistas, que assinou a ordem de serviço para a obra. Orçada em R$ 1,4 milhão, a construção tinha previsão de ser entregue em oito meses. O novo prédio também abrigaria a Secretaria de Educação do município.