Governo do Estado investe R$ 30 milhões em segurança para festas juninas este ano

Por Brício Lopes

 

O Governo da Bahia anunciou nesta quinta-feira (12) um investimento de R$ 30 milhões para a Operação São João 2025, que visa garantir a segurança durante os festejos juninos em 281 municípios baianos. Os detalhes da operação foram apresentados pelo secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, e representantes das forças estaduais, durante coletiva no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador.

Segundo Werner, este será o maior efetivo já empregado nas festas juninas dos últimos anos, com 12 mil profissionais das polícias Militar, Civil, Técnica, Rodoviária e do Corpo de Bombeiros atuando em todo o estado.

“A cada ano buscamos inovar e aprimorar o policiamento preventivo, com inteligência, recuperação de celulares, atuação do Disque Denúncia (181) e outras ferramentas que ampliam a eficiência da segurança pública”, afirmou o secretário.

Policiamento reforçado e tecnologia de ponta

O reforço no policiamento ostensivo teve início nesta quinta-feira (12), logo após o encerramento da trezena de Santo Antônio, e seguirá até o final das celebrações de São Pedro, em 29 de junho.

Ao todo, 7.251 policiais militares atuarão em 269 festas no interior e 12 eventos na capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS), utilizando viaturas, motocicletas, cavalos, bases móveis, drones e helicópteros.

De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, a operação começou ainda no final de semana anterior, com a abertura oficial dos festejos em algumas cidades do interior.

Além do efetivo, a PM utilizará portais de abordagem, câmeras corporais e a Ronda Maria da Penha nos maiores eventos. No total, 1.500 câmeras serão empregadas, sendo 500 com tecnologia de reconhecimento facial. Haverá ainda contadores automáticos de público nos portais de entrada.

RELACIONADAS

MAIS RECENTES