Por Brício Lopes
O Governo da Bahia anunciou nesta quinta-feira (12) um investimento de R$ 30 milhões para a Operação São João 2025, que visa garantir a segurança durante os festejos juninos em 281 municípios baianos. Os detalhes da operação foram apresentados pelo secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, e representantes das forças estaduais, durante coletiva no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador.
Segundo Werner, este será o maior efetivo já empregado nas festas juninas dos últimos anos, com 12 mil profissionais das polícias Militar, Civil, Técnica, Rodoviária e do Corpo de Bombeiros atuando em todo o estado.
“A cada ano buscamos inovar e aprimorar o policiamento preventivo, com inteligência, recuperação de celulares, atuação do Disque Denúncia (181) e outras ferramentas que ampliam a eficiência da segurança pública”, afirmou o secretário.
Policiamento reforçado e tecnologia de ponta
O reforço no policiamento ostensivo teve início nesta quinta-feira (12), logo após o encerramento da trezena de Santo Antônio, e seguirá até o final das celebrações de São Pedro, em 29 de junho.
Ao todo, 7.251 policiais militares atuarão em 269 festas no interior e 12 eventos na capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS), utilizando viaturas, motocicletas, cavalos, bases móveis, drones e helicópteros.
De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, a operação começou ainda no final de semana anterior, com a abertura oficial dos festejos em algumas cidades do interior.
Além do efetivo, a PM utilizará portais de abordagem, câmeras corporais e a Ronda Maria da Penha nos maiores eventos. No total, 1.500 câmeras serão empregadas, sendo 500 com tecnologia de reconhecimento facial. Haverá ainda contadores automáticos de público nos portais de entrada.