Grandes ondas atingem o Yacht Clube da Bahia e causam destruição na Barra, em Salvador

Por Ana Sampaio

Grandes ondas atingiram o Yacht Clube da Bahia, na Avenida Sete de Setembro, bairro da Barra, em Salvador, nesta terça-feira (21). Após dois dias de fortes chuvas, o volume do mar chegou a 2,5 metros, arrastando cadeiras, mesas e guarda-sóis da área de lazer e causando estragos na orla.

Moradores e frequentadores registraram o momento em que as ondas invadiram o espaço, empurrando objetos e provocando danos estruturais. Outros pontos da orla de Salvador também foram afetados, com ventos fortes e alto índice de chuva resultando em prejuízos e transtornos.

Chuvas em Salvador já superam a média mensal de outubro

Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o volume de chuva registrado na capital já ultrapassou 122 milímetros, superando a média prevista para todo o mês de outubro. Devido às condições climáticas adversas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade válido para Salvador e mais 40 cidades baianas.

A previsão indica possibilidade de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos, que podem alcançar velocidades entre 60 e 100 km/h. As autoridades recomendam atenção redobrada e evitarem áreas de risco.

Mais de 73 mil raios foram registrados na Bahia em dois dias

Entre o domingo (19) e a segunda-feira (20), a Neoenergia Coelba registrou mais de 73 mil descargas elétricas em todo o estado. A combinação de chuvas fortes, ventos e alta incidência de raios tem preocupado os órgãos de defesa civil e reforça o alerta para os riscos de quedas de energia e acidentes.

RELACIONADAS

MAIS RECENTES