O Itabuna é o primeiro clube classificado para as semifinais da Série B do Campeonato Baiano de 2024. A vaga foi confirmada no último domingo (8), após a equipe golear o Teixeira de Freitas por 3 a 0 e alcançar os 19 pontos em sete rodadas — uma campanha invicta, com seis vitórias e um empate.
O resultado garante ao Dragão uma distância inalcançável do quinto colocado, o Ypiranga, que soma apenas 10 pontos. A equipe comandada por Rodrigo Ribeiro dominou a partida com dois gols de William e um belo chute de fora da área de Guilherme Rend, um dos destaques da campanha.
Ribeiro escalou força máxima para o duelo no estádio Antônio Elias Ribeiro, levando a campo: Italo Pezão; Vicente Ferreira, Lucas Sérgio, Aisley Victor e Vicente; Thiago, Douglas e Rend; William, Jussimar e Caíque.
Mesmo já classificado, o Azulino ainda tem dois compromissos pela fase de grupos: enfrenta o vice-líder Bahia de Feira neste domingo (15), às 15h, no estádio Alberto Oliveira, e encerra a participação no dia 29 contra o SSA FC, às 15h, com local ainda indefinido.
Disputa acirrada pelas outras vagas
Na vice-liderança, o Bahia de Feira segue firme rumo à classificação. O time venceu o Vitória da Conquista por 3 a 0, na Arena Cajueiro, e chegou aos 17 pontos. Além da boa pontuação, a equipe possui o ataque mais eficiente da competição, com 26 gols marcados e saldo positivo de 22.
O Fluminense de Feira também fortaleceu sua campanha ao bater o SSA FC por 2 a 1, alcançando 14 pontos e ocupando o terceiro lugar. O Galícia fecha o G-4 com 12 pontos após golear o Leônico por 8 a 1 no estádio Jodilton Souza.
Já o Ypiranga, na quinta colocação, mantém viva a esperança de classificação. A equipe venceu o Leônico e chegou aos 10 pontos, com um jogo a menos, e ainda sonha com uma vaga nas semifinais.
Por outro lado, o Vitória da Conquista estacionou nos 8 pontos e caiu para a sexta posição, vendo suas chances de classificação diminuírem após a derrota para o Bahia de Feira.
Luta contra o rebaixamento
Na parte inferior da tabela, o SSA FC soma 6 pontos, seguido pelo Leônico, com 4. Já Teixeira de Freitas e Grapiúna seguem sem vencer na competição, com apenas um ponto cada. Além disso, as duas equipes têm as piores defesas do campeonato: o Grapiúna sofreu 24 gols e o Teixeira, 15.