Resultado do concurso da Prefeitura de Mutuípe gera desconfiança na população

Por Brício Lopes

O Instituto Nacional de Educação e Tecnologia (INETE) divulgou, na última terça-feira (30), o resultado do concurso público da prefeitura de Mutuípe.

O certame que disponibilizou 52 vagas para diversas áreas surpreendeu a população. A quantidade de familiares do vice-prefeito Roque Ramos (PP) e de correligionários do prefeito Rodrigo Maicon de Santana Andrade (PP) chamou a atenção da população.

Com salários que variavam de R$ 1.412,00 a R$ 5.036,36, as provas do concurso foram feitas no dia 07 de abril e era cercado de muita expectativa porque havia 8 anos que o município não realiza um certame.

Desde o momento da publicação do edital, o concurso foi cercado de reclamações. Erratas foram publicadas, provas realizadas na cidade vizinha de Laje, candidatos que responderam provas para as quais não se inscreveram, pagamento de taxas depositadas na conta da empresa (quando, o depósito deveria ter sido feito na conta da prefeitura), provas com erros nas respostas, lista de aprovados sendo alterada e o mais curioso: dezenas de servidores nomeados e familiares do vice-prefeito aprovados em 1º lugar.

Se a lista de aprovados fosse dividida em grupos, Gesilda Pires Reale dos Santos, aprovada para técnica de enfermagem, estaria no grupo dos familiares. Ela é irmã do Secretário de Administração Gerson Reale. O marido dela, Edilson França dos Santos Filho ficou em 3º lugar para fiscal de tributos.

Este grupo ainda é ocupado por Laleska Caldas Peixoto, sobrinha-neta do vice-prefeito e sobrinha da Secretária Municipal de Educação, Sônia Ramos. Para o cargo de professor de educação física estão Ricardo Oliveira da Anunciação Santos, cunhado da Secretária de Educação e Genro do vice-prefeito, além de Ana Carine de Sousa Santos, neta do vice-prefeito, ambos aprovados e 1º e 2º lugar.

As comadres da 1ª dama Meirelande Barreto Rocha Andrade (que é atual secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social) também conseguiram ser aprovadas em 1º lugar. Joana Darc Muniz Vieira passou para o cargo de assistente social e Andreia Andrade Silva deve ocupar a função de enfermeira. Esta última é ex-secretária de Saúde. Ela deixou a chefia da secretaria na véspera da publicação do edital.

Fábio Caetano Damasceno Reis, assessor da Secretária de Educação também conseguiu ser aprovado. Ele é amigo do prefeito e responsável pela produção dos vídeos oficiais. Ele vai ocupar a função de professor de artes.

Aproximadamente 30 pessoas ligadas de alguma forma ao governo municipal conseguiram aprovação, o que corresponde a 60% das vagas. Há exemplos que beirão o absurdo: pessoas que não apareceram para fazer as provas, mas que constam 2 pontos na classificação.

Nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp as reclamações são diversas. Muita gente questiona o resultado do concurso. Na cidade onde há cerca de 350 servidores nomeados, as pessoas questionam a transparência do concurso, enquanto outras pedem providencias do Ministério Público.

RELACIONADAS

MAIS RECENTES