Os vereadores eleitos no último pleito já se mobilizam para a eleição da presidência da Câmara, em Mutuípe.
Junior Cardoso (Progressista) deve se candidatar novamente à presidência da Câmara. Ele não confirma, também não nega que será candidato. ”Nosso nome tá à disposição do grupo. Está tudo caminhando para termos um só nome’’, disse o atual presidente da Câmara.
Nesta renovação que aconteceu no parlamento de Mutuípe, Júnior Cardoso é de longe o mais experiente. Vai para o seu 6º mandato, além disso, possui muita habilidade para articulação.
Sua adversária nesta disputa interna será Dalva do Hospital (PV). A ex-cunhada de Júnior Cardoso confirmou neste final de semana que vai disputar o comando da Câmara.
Ela já conta com 4 votos. Além do seu, Felipe e Erasmo do Sindicato, ambos do PT, e a enfermeira Valneide (MDB) somam forças.
Neste cenário, Dalva precisa de mais 2 votos. Detalhe: Ela nos confidenciou que um vereador eleito da base do atual prefeito a procurou e garantiu votar nela. ”Um novo aliado surgiu. Um vereador disse que nos ajudaria. Não vou falar quem foi para não atrapalhar, mas ajuda sempre é bem vinda. Já tenho outro nome para procurar e formar a maoiria”, contou a assistente social e técnica de enfermagem que vai para seu 2º mandato.
Nesta nova configuração, resta apenas mais um voto para Dalva do Hospital se tornar presidente da Câmara de Mutuípe.
Curiosamente, estes foram os dois vereadores mais votados nesta eleição. Dalva recebeu 721 votos, enquanto Junior Cardoso foi reeleito com 615 votos.
Os vereadores eleitos serão diplomados no próximo dia 16, no fórum de Mutuípe. A posse será no dia 1º de janeiro, em seguida a eleição para a presidência.
Brício Lopes