Por Gaby Santana
Mais de 141 mil trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial a que têm direito, informou o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta segunda-feira (22). O valor esquecido chega a R$ 145 milhões e pode ser retirado até 29 de dezembro.
Segundo o ministério, em 2025 cerca de 26,5 milhões de pessoas tinham direito ao benefício, referente ao ano-base de 2023 e também a ajustes de pagamentos de anos anteriores. A maioria já recebeu o dinheiro, mas 141,6 mil trabalhadores ainda não fizeram o saque.
O dinheiro está disponível na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil. Quem não sacar até o fim do prazo terá que esperar uma nova liberação, de acordo com as regras do programa.
Tem direito ao abono salarial o trabalhador que:
Está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
Recebeu até dois salários mínimos por mês, em média, em 2023;
Trabalhou pelo menos 30 dias no ano-base;
Teve seus dados corretamente informados pelo empregador no eSocial.
Na Caixa, o pagamento é feito, de preferência, direto na conta do trabalhador. Também pode cair no aplicativo Caixa Tem. Quem não tem conta pode sacar o valor em agências, lotéricas ou caixas eletrônicos.
No Banco do Brasil, o pagamento pode ser feito por depósito em conta, Pix, TED ou diretamente nas agências, principalmente para quem não é cliente do banco.
O Ministério do Trabalho orienta que os trabalhadores consultem sua situação o quanto antes para não perder o prazo e garantir o recebimento do benefício.
