Por Brício Lopes
O autêntico forró pé de serra tomou conta do Centro Histórico de Salvador com as apresentções de diversos artistas do Vale do Jiquiriçá. Os músicos desembarcaram na capital baiana para se apresentar no tradicional São João do Pelourinho e encantaram milhares de soteropolitanos e turistas que lotaram a praça Tomé de Souza.
Promovido pela Superintendência de Fomento ao Turismo (SUFOTUR), o convite levou para o palco principal a riqueza cultural do interior do estado, resgatando clássicos nordestinos e mostrando a força da produção musical da região.
As apresentençãoes ocorreram entre os dias 20 e 24 de junho e permitiram que os artistas pudessem performar para um público exigente e ávido por novidades.
Os municípios do Vale do Jiquiriçá foram muito bem representados por uma comitiva de peso. Passaram pelo capital Didhio Pereira, Jânio Santana e Valney José de Mutuípe. Ednaldo Santana Forrozeiro de Irajuba também se apresentou, Piu Xote de Jiquirçá, além de Gilton Della Cella e Vitor Dias de Ubaíra. A Banda Forró Menina Bonita de Elísio Medrado também levou a música do Vale à capital baiana.
Mais do que celebrar a tradição junina, as apresentações representaram um passo importante para a valorização da categoria. Os cantores fazem parte de um grupo de artistas que se mobiliza ativamente em busca de mais visibilidade e inserção nas grandes programações do São João da Bahia.
”Essa oportunidade no Pelourinho é sobretudo um avanço da nossa luta enquanto forrozeiros e defensores da cultura nordestina… A gente se apresentar na capital para um público desconhecido e o pessoal assim… curtiu de montão não deixa de ser um troca de energia interessante”, resumiu o cantor Didhio Pereira.
Com o sucesso de público e crítica, a expetativa do grupo é que a parceria com a SUFOTUR continue rendendo frutos e abrindo portas para as próximos eventos.



