Por Gaby Santana
A Câmara Municipal de Mutuípe realiza nesta terça-feira (13), uma importante votação que pode impactar diretamente a vida de dezenas de estudantes universitários do município e de outras instituições públicas como o CETEP e IF Bahiano
Trata-se do Projeto de Lei nº 008/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a regulamentação do transporte escolar universitário. Caso aprovado, o projeto garantirá transporte gratuito para estudantes que precisam se deslocar diariamente para instituições de ensino superior fora da cidade.
A medida é uma antiga reivindicação dos jovens mutuipenses e representa um avanço significativo na democratização do acesso à educação superior, considerando o valor que é pago pelos alunos ao deslocar-se para outras cidades.
Além desse tema central, a pauta da sessão inclui outros projetos e moções. Entre eles, está o veto do Executivo ao Projeto de Lei nº 006/2025, de autoria do vereador Antônio Flávio Lopes Sampaio, que propõe a criação da Política Municipal de Atenção à Saúde Mental.
Também será discutido o Projeto de Lei nº 005/2025, da vereadora Marineide da Cruz de Andrade, que trata da disponibilidade de livros de formação religiosa nas bibliotecas municipais.
Ainda estão previstas duas moções de repúdio: uma contra o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues Souza, por declarações recentes; e outra contra a Coelba, por problemas na prestação dos serviços elétricos na cidade.
A sessão inclui também uma moção de pesar pela morte do senhor Jaime da Silva Teté, e uma moção de aplausos à Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social pelas ações do 18 de maio — Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A expectativa é de que a sessão seja bastante movimentada, mobilizando estudantes universitários e de outras instituições, pais e educadores da região.