O Colégio Julival Rebouças está realizando o projeto “Educação, Ancestralidade, Diversidade: Construindo Conhecimentos Críticos e Emancipadores”, intitulado como projeto Ubuntu, com exposições culturais e uma feira literária que destacam a filosofia africana Ubuntu. O evento acontece durante todo o dia, incluindo à noite, e segue até esta quinta-feira (14), com diversas salas temáticas desenvolvidas por alunos e professores.
O diretor do colégio, professor Van, explica que o conceito Ubuntu reflete a importância da coletividade, ancestralidade e do cuidado com o outro, alinhando-se com a Lei 10.639, que promove o ensino de história e cultura africana nas escolas públicas brasileiras. Ele enfatiza que a filosofia Ubuntu contribui para combater o individualismo, incentivando uma visão comunitária.
O evento conta com exposições que abordam a influência da cultura africana na música, gastronomia (com o tradicional caruru), e o empreendedorismo feminino, entre outros temas. Há ainda uma sala dedicada ao protagonismo feminino em Mutuípe, mostrando a força das mulheres na economia local. A professora Ana Rita destaca o trabalho das mães solo e empreendedoras, enquanto a professora Márcia, coordenadora do colégio, apresenta temas sobre a agricultura sustentável e agrofloresta, evidenciando o cacau e a preservação ambiental.
Assista a reportagem completa
Ver essa foto no Instagram