O número de casos de Febre do Oropouche na Bahia subiu para 47, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Saúde do Estado. Entre as cidades mais afetadas pela doença, destacam-se Laje, Valença e Teolândia.
De acordo com os dados da Sesab, Teolândia lidera os registros, com 22 casos confirmados. Em seguida, Valença e Laje aparecem com 10 casos cada uma, sendo esses os maiores números de positivos no estado.
Mutuípe, Taperoá e Salvador também contabilizaram casos da doença, porém em menor escala. Mutuípe, que registrou 2 casos, teve a informação contestada pela Secretaria Municipal de Saúde, que alega que essas ocorrências são, na verdade, de Laje.
Em contato com a Interativa FM, ouvintes residentes da região de Pé de Serra, em Mutuípe, afirmaram ter atestado caso da Febre do Oropouche em membros familiares
A Febre do Oropouche é transmitida por mosquitos e apresenta sintomas semelhantes aos da dengue. Os sinais da doença incluem febre, dor de cabeça intensa, dor nas costas, na lombar e nas articulações. Além disso, algumas pessoas também podem apresentar dores musculares, náusea e diarreia. Não há um tratamento específico para a Febre do Oropouche, sendo recomendado apenas repouso, tratamento sintomático e acompanhamento médico.