A espera, finalmente, está chegando ao fim.
Após dez anos, a cachoeira dos Prazeres será reinaugurada no próximo domingo (15), em grande estilo, com a apresentação musical de Canindé e Piu-X.
Totalmente revitalizada, o espaço contará com ambiente para shows, área gourmet e as tradicionais cachoeiras, que encantam turistas de todo o Brasil. Após a inauguração, a entrada de banhistas terá uma taxa, que ainda não teve o valor definido. Moradores de Jiquiriçá terão entrada gratuita mediante apresentação de documentação e comprovante de residência, idosos e estudantes terão direito à meia-entrada e crianças menores de 10 anos não pagam.
Em fevereiro de 2014, a cachoeira dos prazeres foi interditada pelo Ministério Público, até que fosse realizado estudo técnico-ambiental e adotadas providências para viabilizar a atividade turística no local.
A proibição da entrada de banhistas e comerciantes foi determinada no dia 20 de fevereiro pelo juiz Antônio Santana Lopes Filho.
A ação civil pública foi proposta após laudo técnico do Instituto do Meio Ambiente (Inema) e estudos da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) constatarem a superlotação da área por turistas, de forma desordenada e predatória, nos finais de semana e feriados.
Na decisão, o juiz relata que ficou comprovada a ocorrência de problemas de segurança, impacto sonoro, visual e atmosférico no local, além de danos ambientais decorrentes de edificações irregulares em APP, como barracas e quiosques, as quais lançavam efluentes de cozinha e sanitários, e dispunham aleatoriamente os resíduos sólidos.
Em 2020, o atual prefeito Cascalho iniciou a revitalização do espaço, o que reacendeu a esperança dos amantes do local matarem a saudade dos bons tempos.
A inauguração, que ocorrerá no próximo dia 15, a partir das 13h.