Por Ana Sampaio
O governo federal cancelou 4,1 milhões de repasses irregulares do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) entre 2023 e 2024.
Em coletiva realizada nesta terça-feira (18), o ministro da Assistência Social, Wellington Dias, anunciou os números durante a apresentação do Plano de Ação 2025 da Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família e Cadastro Único. Ele destacou a necessidade de ser rigoroso com o uso do dinheiro público: “Cada centavo deve ser tratado com eficiência, e os recursos precisam chegar a quem realmente tem direito”, afirmou Dias.
Segundo o ministro, 4,1 milhões de benefícios foram cancelados devido a fraudes e irregularidades no período. Ele ressaltou que as medidas adotadas visam combater a fraude sem prejudicar os pagamentos aos beneficiários legítimos. “Garantimos os recursos necessários para pagar todos os benefícios sociais devidos”, afirmou.
Um dos desafios do governo é o aumento das despesas com programas sociais, o que levou a uma possível redução de R$ 7,6 bilhões no orçamento do Bolsa Família para 2025, conforme anunciado na semana passada.
Fonte: Mídia Bahia