Um grupo de participantes do concurso realizado pela Prefeitura de Mutuípe, que não aceitaram o resultado divulgado, decidiram entrar na Justiça Federal esta semana, para que haja investigação sobre a lisura da realização das provas.
A decisão do grupo foi tomada após suspeitas de irregularidades envolvendo a aplicação das provas, onde um número considerável de pessoas ligadas a atual gestão passou nas primeiras colocações, incluindo parentes do vice-prefeito e da primeira-dama, além de servidores próximos e correligionários do prefeito Rodrigo Maicon de Santana.
Entre eles está a comadre da primeira-dama, Meire Rocha, que passou em 1º lugar para o cargo de assistente social, a ex-secretária de saúde, que pediu exoneração um dia antes da divulgação do edital do concurso público e passou em 1º lugar para o cargo de enfermeira, o atual assessor do prefeito Rodrigo Maicon (Digão), que passou em 1º lugar para o cargo de Professor, com licenciatura em artes, além de outros nomes ligados a gestão municipal, que aparecem nas primeiras colocações.
Orientação jurídica
Com a repercussão do caso, os candidatos que se sentiram prejudicados terão uma reunião com um advogado, para orientação jurídica sobre o assunto.
O evento irá ocorrer nessa quarta-feira, dia 08/05/2024, às 19 horas, no salão paroquial, em Mutuípe. O advogado irá orientar e esclarece dúvidas dos candidatos e buscar soluções para possíveis irregularidades no certame.
Resposta com ironia
Em resposta a repercussão negativa do resultado do concurso público da prefeitura de Mutuípe, a 1ª dama do munícipio, Meire Rocha, se manifestou nas redes sociais. Em uma publicação no Instagram, a esposa do prefeito escreveu:
‘‘(Em) 2011, o presidente era Lula. Deve ser que ele fez a indicação do meu concurso, de Digão (seu marido) e de Rone. Afinal, passamos os três no concurso federal do IF Baiano. É coisa, viu. Vamos estudar!’’
A fala de Meire Rocha se refere às reclamações da população, após a lista de aprovados ter sido divulgada, na última terça-feira (30). Nas redes sociais, a reação foi imediata. Internautas receberam a declaração da 1ª dama como um deboche.
‘‘A senhora 1ª dama deveria tomar vergonha na cara e começar a respeitar o povo de Mutuípe. Povo este que passou dias e dias estudando para o concurso e acabou se frustrando com o resultado…. A gente te desafia a anular esse concurso e contratar uma nova empresa por meio de licitação. Aí teremos a certeza de que esse povo teve o mérito mesmo do 1º lugar’’, escreveu uma pessoa num dos grupos de WhatsApp da cidade.
Após a divulgação do resultado do concurso, o número de pessoas com algum tipo de ligação com o governo municipal aprovadas em 1º ou em 2º lugar no concurso municipal chamou a atenção da população. Familiares do vice-prefeito, Roque Ramos, servidores nomeados e correligionários do prefeito Rodrigo Maicon de Santana Andrade foram aprovados nas primeiras colocações. Entre eles está Joana Darc Muniz Vieira, que é comadre de Meire Rocha. Ela passou em 1º lugar para o cargo de assistente social, a ex-secretária de saúde Andreia Andrade, que pediu exoneração um dia antes da divulgação do edital do concurso público e passou em 1º lugar para o cargo de enfermeira, Fábio Caetano Damasceno Reis, atual assessor do prefeito Rodrigo Maicon (Digão), que passou em 1º lugar para o cargo de Professor, com licenciatura em artes, além de outros nomes ligados a gestão municipal, que aparecem nas primeiras colocações.