Por Gaby Santana
O Centro de Geração de Emprego e Renda ( CGER) de Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá, está com inscrições abertas para 300 vagas em cursos profissionalizantes, a maior oferta já realizada pelo município. A coordenadora do Centro, Maria Guedes, concedeu entrevista destacando as novidades desta nova etapa do projeto, que tem como objetivo ampliar as oportunidades de qualificação e geração de renda para a população mutuipense.
Segundo Maria, o programa retorna com um diferencial importante: cada participante sairá com duas certificações. “A pessoa vai se inscrever em um curso e receberá certificação dupla, pois realizará duas formações complementares. Isso amplia muito as possibilidades no mercado de trabalho”, explicou.

As aulas acontecerão em cinco horários diferentes, sendo dois turnos pela manhã, dois à tarde e um à noite. O turno noturno, segundo a coordenadora, foi criado pensando em quem trabalha durante o dia. “Tem pessoas que desejam mudar de profissão, mas não têm tempo. Esse horário foi pensado com carinho para incluir quem quer se reinventar profissionalmente”, destacou.
Entre os cursos oferecidos estão trancista, barbearia, cabeleireiro, informática, confeitaria, corte e costura e empreendedorismo. Este último, conforme Maria Guedes, complementa as demais formações e prepara os alunos para o mercado. “O curso de empreendedorismo vem para ensinar desde a postura profissional até como precificar o produto e apresentar o trabalho de forma adequada. Queremos que as pessoas saiam prontas para abrir seu próprio negócio ou buscar emprego com carteira assinada”, afirmou.

As inscrições serão realizadas nos dias 27, 28 e 29 de outubro, das 8h às 17h, na sede do Centro de Geração de Emprego e Renda, em Mutuípe. A coordenadora reforça que o público da zona rural também será bem-vindo. “Nosso objetivo é acolher todos, tanto da sede quanto do interior. Estaremos de portas abertas nesses três dias”, disse.
Podem se inscrever pessoas a partir de 16 anos para o curso de informática e 18 anos para os demais. Para participar, é necessário estar inscrito no Cadastro Único e apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável.

Encerrando a entrevista, Maria Guedes deixou um convite à população:
“Para você que sempre sonhou em ter uma capacitação e nunca teve oportunidade por falta de tempo ou de recursos, a hora é agora. São 300 vagas, sete cursos diferentes e uma grande chance de mudar de vida. Venha se inscrever e sair daqui preparado para conquistar o mundo.”
Serviço:
Local: Centro de Geração de Emprego e Renda – Mutuípe
Inscrições: 27, 28 e 29 de outubro
Horário: 8h às 17h ( com intervalo para o almoço )
Documentação: Cadastro Único, RG, CPF, comprovante de residência (e responsável, se menor de idade)
