Por Gaby Santana
Durante os festejos juninos de 2026, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ampliou as ações de prevenção e assistência em saúde em diversas cidades baianas. Até as 8h desta quarta-feira (24), foram realizados 53.987 testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além da distribuição de mais de 1,6 milhão de preservativos em todo o estado.
Os testes contemplaram HIV, sífilis e hepatites B e C. Do total de exames, 591 apresentaram resultado positivo, sendo 537 para sífilis, 27 para HIV, 15 para hepatite C e 12 para hepatite B. A estratégia também permitiu que 175 pessoas diagnosticadas com sífilis iniciassem imediatamente o tratamento com penicilina benzatina (benzetacil) nos próprios postos de atendimento.
Além da testagem, as equipes de saúde atuaram na orientação sobre prevenção combinada. Ao todo, 1.762 pessoas receberam informações sobre a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), com 19 dispensações do medicamento. Outras 1.587 foram orientadas sobre a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), resultando em 61 dispensações. Também foram distribuídos 873 autotestes de HIV.
A Sesab montou 16 postos de testagem nos principais polos juninos do estado. Alguns seguem em funcionamento após o período mais intenso da festa, como em Amargosa, Cruz das Almas, Alagoinhas, Irecê, Conceição do Jacuípe e Cachoeira. Em Itabuna, os atendimentos seguem entre os dias 25 e 28, durante o Itapedro. Já em Eunápolis, o serviço será ofertado de 1º a 4 de julho, durante o Pedrão 2026.
Segundo a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, a iniciativa busca aproveitar o grande fluxo de pessoas durante o São João para ampliar o acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento das ISTs. Ela destacou que os resultados reforçam a importância das ações de saúde pública em grandes eventos.

Atendimento na rede hospitalar
A rede estadual de saúde também registrou 54 ocorrências relacionadas aos festejos juninos. O Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, concentrou o maior volume, com 34 atendimentos. Em seguida aparecem o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, com seis registros, e o Hospital Geral de Vitória da Conquista, com cinco.
Outras unidades também receberam pacientes: o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus registrou três atendimentos; o Hospital Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, dois; e os hospitais regionais de Juazeiro e Paulo Afonso, além do Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, e o Hospital Estadual de Jaguaquara, com um atendimento cada.
Entre as ocorrências, 17 foram relacionadas a queimaduras, 34 a explosões de bombas e três a acidentes envolvendo guerra de espadas.
Na capital, os dois postos de saúde montados pela Sesab durante o período junino realizaram 158 atendimentos. No Pelourinho foram 131 registros e em Paripe, 27. Os principais motivos foram dor abdominal, cefaleia e intoxicação alcoólica.



