Secretaria de Assistência Social de Mutuípe promove capacitação para trabalhadores do SUAS

Entre os dias 27 e 28 de março de 2025, a Secretaria de Assistência Social de Mutuípe promoveu uma importante capacitação para os profissionais da área. O curso, ministrado pela professora doutora Jucileide do Nascimento, membro do Conselho Nacional de Assistência Social e especialista da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), destacou a relevância da educação permanente na formação dos profissionais que lidam diretamente com o atendimento à população.

Com ampla experiência em políticas públicas, a professora abordou a atual fase de reconstrução da política de assistência social no Brasil, que também está sendo vivida no município. “A política de assistência social no Brasil está passando por uma fase de reconstrução e, aqui em Mutuípe, vemos o mesmo movimento. A gestão local está alinhada com a necessidade de formação técnica, ética e política desses trabalhadores”, afirmou Jucilene.

Ressaltando a importância de uma qualificação contínua para o fortalecimento do sistema. “A educação permanente é fundamental. Quando falamos em proteger famílias, não estamos apenas falando de acolhimento, mas também das condições de trabalho dos profissionais. Esse momento de capacitação é apenas o início de um processo de transformação”, concluiu a professora.

A Secretária de Assistência Social, Priscila do Nascimento, destacou que o objetivo da capacitação é garantir um atendimento digno e eficiente às famílias da cidade, com profissionais capacitados e bem preparados para a função.

A Secretária também falou sobre os avanços no atendimento no CRAS rural, que tem recebido um reforço na equipe, resultando em uma melhoria significativa na qualidade do serviço e no alcance a um número crescente de famílias. “O trabalho nas comunidades rurais é essencial. Estamos criando grupos de convivência e fortalecendo o atendimento nas localidades como Duas Barras e Córrego. Queremos garantir que ninguém fique de fora dos serviços oferecidos pelos CRAS e CREAS”, explicou Priscila.

Além disso, a secretária anunciou a chegada de mais de 150 milhões de reais em recursos do Governo do Estado da Bahia, que serão direcionados aos municípios para aprimorar a assistência social. “Com esses recursos, teremos ainda mais condições de expandir e melhorar os serviços para nossas famílias”, comemorou a Secretária.

 

Redação: Gaby Santana

 

RELACIONADAS

MAIS RECENTES