Secretário de Saúde de Mutuípe fala sobre grave acidente envolvendo mutuipenses

Na tarde desta quarta-feira (11), durante o programa Cara a Cara com o Povo, na Interativa FM, o Secretário de Saúde de Mutuípe, Dr. Sandoval Andrade, falou sobre o grave acidente envolvendo um veículo de transporte de passageiros do município, que resultou na morte de três pessoas e deixou outras 12 feridas. Sandoval Andrade, que assumiu a pasta há apenas uma semana, falou sobre os esforços para prestar assistência às vítimas e suas famílias.

O acidente aconteceu na madrugada desta quarta-feira (11), na BR-324, em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador e deixou três mortos e vários feridos. A van, que transportava 15 pessoas de Mutuípe para Salvador, colidiu com uma carreta por volta das 4h da manhã.

De acordo com o secretário, seis pessoas foram levadas para o Hospital do Subúrbio, em Salvador; cinco delas já receberam alta, enquanto uma será transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE). Duas outras vítimas foram atendidas no hospital municipal de Mutuípe e também já foram liberadas.

Dr. Sandoval Andrade informou que o motorista do veículo acidentado ainda não pôde ser ouvido, mas que a primeira ação ao retornar a Mutuípe será apurar as circunstâncias do acidente. Segundo informações preliminares, um caminhão teria fechado o veículo, provocando a colisão com outro caminhão.

Melhorias no sistema de transporte de pacientes

O secretário também comentou sobre a necessidade de melhorias no sistema de transporte de pacientes do município para a capital baiana. Ele anunciou a criação de uma comissão para avaliar as condições de segurança das viagens e realizar uma reciclagem dos motoristas. Mesmo com os veículos estando “totalmente legalizados e atualizados”, Andrade afirmou que a prioridade será garantir a segurança dos pacientes transportados.

Especialidades não ofertadas no município

O secretário comentou também sobre a carência de exames e especialidades médicas em Mutuípe. A falta de serviços básicos de saúde na cidade tem forçado muitos mutuipenses a se deslocarem até Salvador para procedimentos médicos que não estão disponíveis localmente. Andrade já cobrou apoio da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia para ampliar a oferta desses serviços no município, a fim de evitar viagens constantes que expõem os pacientes a riscos adicionais.

O secretário também informou que está em processo de contratação de novas especialidades médicas para o município, com o objetivo de melhorar a assistência à saúde em Mutuípe. “O prefeito Digão me deu autonomia para avançar na expansão dos serviços, que devem ser ofertados ainda neste mês.” disse o Secretário Sandoval Andrade, em entrevista ao Cara a aCara com o Povo.

RELACIONADAS

MAIS RECENTES