A vereadora Elizabeth Maciel (Republicanos-AM), conhecida como Betinha, gravou nesta terça-feira (30) um vídeo pedindo desculpas apósafirmar que é “a favor da violência contra mulher” durante sessão na Câmara Municipal de Borba, no interior do Amazonas.
Betinha já havia se envolvido em um episódio de agressão no plenário, em 2012. Na ocasião, durante uma sessão transmitida pela TV Câmara, ela trocou socos com a vereadora Yolanda Andrade (PCdoB), enquanto o filho e o sobrinho de Yolanda também entraram na confusão e a agrediram.
A fala feita na segunda-feira (29) no plenário Wilson Maués, gerou grande repercussão nas redes sociais. Betinha afirmou que “tem mulher que merece apanhar” e alegou ter visto situações em que mulheres se machucaram sozinhas para acusar homens de agressão.
A Câmara Municipal e a Prefeitura de Borba se manifestaram sobre a declaração da vereadora. Os órgãos destacaram que as falas são inaceitáveis e reforçam estereótipos discriminatórios.
A Polícia Civil informou que está investigando o caso e que a vereadora Elizabeth Maciel pode ser responsabilizada por conduta criminosa.
No vídeo publicado nas redes sociais da vereadora, Betinha afirma que reconhece ter utilizado “uma expressão totalmente inadequada e infeliz” e lamentou o ocorrido.
A vereadora também disse que irá refletir sobre o ocorrido e se comprometeu a agir com respeito em seus próximos discursos.
Fonte: G1 Bahia