Vitória celebra 126 anos embalado por virada sobre o Vasco e fase de reconstrução

Por Ana Sampaio

O Esporte Clube Vitória comemora nesta terça-feira (13) seus 126 anos de fundação, em um momento de retomada no cenário nacional. A vitória por 2 a 1 sobre o Vasco, no último sábado (10), no Barradão, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro, serviu como uma espécie de presente antecipado para a torcida rubro-negra.

Fundado em 13 de maio de 1899, o clube vive um novo ciclo desde a queda para a Série C, em 2021. Desde então, conquistou o inédito título da Série B em 2023, voltou a vencer o Campeonato Baiano em 2024 e disputa novamente uma competição internacional em 2025: a Copa Sul-Americana, torneio que não disputava desde 2016.

Com origem no Corredor da Vitória, em Salvador, o então Club de Cricket Victória adotou o futebol em 1902. Ao longo de sua história, o Vitória conquistou 30 títulos baianos, quatro Copas do Nordeste (1997, 1999, 2003 e 2010) e o Torneio José Américo de Almeida Filho, em 1976, considerado título regional, mas sem chancela da CBF. Entre campanhas memoráveis, estão o vice-campeonato brasileiro de 1993 e o vice da Copa do Brasil em 2010.

O clube é reconhecido também por sua base, apelidada de “Fábrica de Talentos”, responsável por revelar jogadores como Bebeto, Dida, Vampeta, Hulk, David Luiz e Gabriel Paulista. Ídolos como Ramon Menezes, Petkovic, Viáfara e Neto Baiano também marcaram época com a camisa rubro-negra.

Desde a inauguração do Estádio Manoel Barradas, o Barradão, em 1986, o Vitória venceu 23 de seus 30 estaduais, além de suas principais conquistas regionais e o título nacional da Série B. O estádio é parte de um complexo esportivo que abriga as categorias de base e estrutura de alto rendimento.

No fim de 2024, o clube iniciou o processo para se tornar uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol). O projeto está em fase de elaboração, com o apoio jurídico do escritório CSMV Advogados. O presidente Fábio Mota defendeu cautela na transição: “Hoje o Vitória é uma instituição respeitada e temos que ter cuidado porque deu muito trabalho para chegar até aqui.”

Na temporada 2025, o time disputa a Série A e ocupa atualmente a 14ª colocação, com nove pontos. Está classificado para as quartas da Copa do Nordeste, mas já foi eliminado da Copa do Brasil e perdeu a final do Baiano para o rival Bahia. Na Sul-Americana, é o terceiro colocado do Grupo B e enfrenta o Cerro Largo, no Uruguai, nesta quarta-feira (14), às 21h30.

O próximo compromisso do Leão no Brasileirão será justamente o clássico Ba-Vi, no domingo (19), às 16h, na Arena Fonte Nova.

Fonte: Bahia Notícias

RELACIONADAS

MAIS RECENTES