Por Brício Lopes
A prefeitura de Mutuípe recebe nesta sexta-feira (8) o repasse do primeiro decêndio de maio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Conforme os dados divulgados, o município recebe o valor de R$ 2.092.037,43.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, quando a cidade recebeu cerca de R$ 2.077.861,26, o aumento foi de aproximadamente R$ 14 mil, representando uma leve alta no repasse federal.
Com o novo crédito, o acumulado do FPM em 2026 já chega a R$ 14.011.170,45, reforçando uma das principais fontes de receita da administração municipal.
Os recursos do FPM podem ser utilizados para manutenção de serviços essenciais, pagamento de servidores, investimentos em saúde, educação, infraestrutura urbana, e outras despesas da máquina pública. Na prática, os recursos do FPM são livres que qualquer destinação e o prefeito investir em qualquer área.
O FPM é formado por recursos arrecadados pela União, principalmente através do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), sendo distribuído mensalmente às prefeituras brasileiras.



