Por Ana Sampaio
A Copa do Brasil 2025 estreia com uma novidade: o Protocolo de Concussão da CBF, que entrou em vigor na última terça-feira (18), no início da competição. Essa medida, já aplicada nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro de 2024, será estendida a todos os torneios organizados pela CBF.
A regra permite uma substituição extra se um jogador sofrer uma concussão após um choque na cabeça. A decisão de acionar o protocolo é exclusiva do médico da equipe, que deve informar a arbitragem com um cartão vermelho específico. Após a partida, o médico entrega o cartão de volta, preenche um relatório sobre os sintomas do jogador e informa a Comissão Médica da CBF sobre a evolução e o retorno estimado do atleta. A substituição pode ser usada apenas uma vez por equipe durante o jogo.
O Dr. Jorge Pagura, presidente da Comissão Médica da CBF, ressaltou a importância da ampliação do protocolo. “Essa regra já foi aplicada nas Séries A e B do Brasileirão, no final do Brasileirão Feminino e nas fases finais da Copa do Brasil. Agora, será estendida para todas as competições da CBF, garantindo a integridade física dos atletas”, afirmou.
A Copa do Brasil teve início com os jogos Tocantinópolis x Atlético-MG e União Rondonópolis x Vasco. O Atlético-MG venceu por 2 a 0, com gols de Hulk e Rony, enquanto o Vasco também venceu, por 3 a 1, com gols de Hugo Moura, Rayan e Vegetti.
Fonte: Bahia Notícias