Por Ana Sampaio
A partir de 2026, o futebol feminino contará com duas novas competições internacionais: a Copa das Campeãs e o Mundial de Clubes, com início previsto para 2028. O anúncio foi feito pela FIFA nesta quarta-feira (5), após a aprovação dos torneios durante reunião do Conselho. O objetivo da entidade é promover o crescimento e fortalecimento da modalidade ao redor do mundo.
“Este é um dia histórico para o futebol feminino, com a criação da Copa das Campeãs e do Mundial de Clubes Feminino. A FIFA tem se dedicado cada vez mais a fortalecer o futebol feminino globalmente, e a CBF compartilha dessa visão”, afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que participou da reunião virtual do Conselho.
Os formatos das novas competições serão semelhantes aos dos torneios masculinos, como a Copa Intercontinental e o Super Mundial de Clubes, cuja primeira edição ocorrerá em junho deste ano.
A Copa das Campeãs terá sua estreia em 2026, com a competição marcada para ocorrer entre 28 de janeiro e 1º de fevereiro. O torneio será realizado em anos alternados com o Mundial de Clubes Feminino, com edições já programadas para 2027 (de 27 a 31 de janeiro) e 2029 (de 24 a 28 de janeiro).
A competição reunirá seis equipes. Na fase inicial, a campeã da Ásia enfrentará a vencedora da Oceania. O vencedor dessa disputa jogará contra a campeã africana na segunda rodada. Quem sair vitorioso enfrentará a campeã europeia (Uefa) na semifinal. A outra semifinal será composta pelas campeãs das Américas, representadas por torneios organizados pela Conmebol e pela Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf). As equipes vencedoras se enfrentarão na final para disputar o título.
Já o Mundial de Clubes Feminino contará com 16 equipes, divididas em quatro grupos. Das vagas disponíveis, cinco serão destinadas a clubes europeus, duas para a América do Sul, duas para a África, duas para a Ásia e duas para a Concacaf. As três vagas restantes serão decididas em uma fase preliminar, com equipes classificadas de cada confederação.