Por Brício Lopes
Após ser empossado vereador pela 5ª vez, Josevan Lobo foi reeleito presidente da Câmara de Vereadores de Laje, nesta quarta-feira (1º). 7 x 4 foi o placar da votação que decidiu o comando do Legislativo na cidade.
O resultado se tornou uma surpresa no grupo da situação que reclamou bastante. Havia vereador esbravejando e muito. Roberval do Cacau, por exemplo, chamou alguns colegas de traidores.
A população presente no auditório da Câmara gritou, vaiou e saiu soltando cobras e lagartos acerca do resultado supressa da eleição da presidência. Depois de muita reclamação e gritaria, o presidente reeleito encerrou a sessão.
Ainda na tarde desta quarta-feira, os vereadores da situação se reuniram na Câmara e apresentaram para a imprensa a estratégia que utilizaram para votar. Ficou decidido que cada um dos 6 vereadores marcaria um ‘‘X’’ num lugar específico do quadro, identificando cada voto. Dessa forma foi possível descobrir quem não votou em Jeir Santana.
Além do seu volto, Jeir, candidato da situação na chapa 1, recebeu os votos de Roberval, Renê e Jackson Silva. A longa reunião, encabeçada pelo ex-prefeito Binho de Mota, a prefeita, Jaciara Reis e os vereadores da situação, que aconteceu no dia 19 de dezembro, não surtiu efeito.
O resultado da eleição da presidência da Câmara caiu como uma bomba nos bastidores da política lajista que agora, de acordo com observadores, tem dois ‘‘Judas’’: Marcelo Vale Fruti e Geane Alves.