A Polícia Civil de São Paulo apreendeu, nesta quarta-feira, uma aeronave usada para transporte de drogas pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). O avião foi encontrado após uma investigação envolvendo uma série de crimes atribuídos a suspeitos de integrar a facção criminosa, como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e falsidade ideológica.
- Quem vigia os vigilantes? Ligada a casos de extorsão e violência, segurança privada ilegal movimenta R$ 60 bilhões ao ano
- ‘Milícia da GCM’: operação mira guardas municipais suspeitos de cobrar taxas de segurança na cracolândia
O avião modelo Bandeirante Embraer EMD-110, prefixo PTO-CW, com valor de mercado de cerca de R$ 5 milhões, foi encontrado em um pátio no Campo de Marte, em Santana, Zona Norte de São Paulo. Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave está em nome de Pablito Baena Castilho, e registrado para operação na Bimava Táxi Aéreo. O certificado de aeronavegabilidade estava suspenso por pendências judiciais.
A apreensão fez parte do cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara De Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem De Bens e Valores da Capital.
Segundo a investigação, a aeronave era usada a serviço do tráfico de drogas e pertence a uma empresa de fachada. A Polícia Civil de São Paulo agora tenta identificar o paradeiro de outros dois aviões que também seriam usados pelo PCC.
As investigações tiveram início em abril de 2023, e o caso está sendo investigado pelo 30º DP (Tatuapé).
fonte: G1