Por Brício Lopes
Preocupados com o preenchimento de suas agendas e o quanto o forró estilizado tem ganhado espaço nas festas juninas, alguns cantores do Vale do Jiquiriçá se reuniram, na manhã desse domingo (09), em Mutuípe, para discutir estratégias que promovam o forró tradicional. O palco desse encontro foi a Casa da Cultura, local de apresentações artísticas na cidade.
O encontro serviu para os artistas se organizarem e discutir formas para chamar a atenção de secretários de culturas e prefeitos nos próximos eventos culturais.
Para Ednaldo Santana, ex-secretário de cultura da cidade de Irajuba, é necessário uma reoganização do setor. ”A partir do momento que os prefeitos veem a gente organizados, buscando nosso espaço, acreditamos que teremos bons resultados porque vai haver convencimento pra que eles (os prefeitos) possam entender a importância cultural que existe no forró “pé de serra” durante os festejos juninos, enfatizou o forrozeiro.
Muitos músicos tradicionais temem que a identidade do ”forró pé de serra” se perca com essa evolução, dificultando a valorização das raízes do ritmo nordestino. Enquanto isso, o forró estilizado continua atgraindo um público mais amplo (principalmente os mais jovens), impulsionado pelas novas tendências musicais.
Entre os forrozeiros que participaram da reunião estavam Dídhio Pereira e Jânio Santana de Mutuípe, Ednaldo Santana de Irajuba, Célia Mares de Jaguaquara, João Pinheiro de Ubaíra, Jorge Café de Brejões e Antônio Cardoso da banda som de Neon entre outros.