Por Brício Lopes
O Mutuipense Agnovaldo de Quadros Reis, conhecido como ‘‘Gnó’’ conquistou uma medalha de prata no Campeonato Mundial de Veteranos de Judô, nesta terça-feira (04), em Paris, na França.
Competindo com adversários de até 66 kg, Gnó pisou no tatame 6 vezes. Venceu 3 franceses, um cazaque, além de um britânico. Todas as 5 vitórias foram por Ippon.
Mas infelizmente perdeu a última luta. Na disputa pela medalha de ouro, ele sofreu um yuko, que é uma derrota por pontos para um outro brasileiro, o paranaense Rogério Oliveira que acabou vencendo a disputa depois de aproveitar um pequeno descuido do mutuipense no início da luta.
Com 48 anos, o currículo do judoca de Mutuípe é vasto. Ele é bicampeão brasileiro, campeão pan-americano, além de ter sido campeão sul-americano na Argentina. Em solo baiano, as conquistas são inúmeras.
Agora com a mochila mais pesada, ele volta para o Brasil com a certeza que terá mais reconhecimento, além de incentivar a prática do esporte em Mutuípe e em Jequié, onde possui academias.

A competição
O Campeonato Mundial de Veteranos de Judô começou na segunda-feira e segue até a próxima sexta-feira (07). É uma competição internacional organizada pela Federação Internacional de Judô, voltada para atletas com mais de 30 anos. A edição deste ano foi realizada em Paris, na França, e registrou recorde de inscritos. Foram 2.494 atletas participantes.
