Por Ana Sampaio
Na manhã desta quarta-feira (9), a Operação Falsas Promessas desferiu um golpe contundente contra uma rede criminosa que movimentou impressionantes R$ 680 milhões com rifas ilegais nas redes sociais. A ação, que abrange a Bahia, São Paulo e outros estados, resultou na captura de 22 indivíduos, incluindo cinco militares.
Entre os detidos estão o famoso rifador Nanan Premiações, o influenciador Ramhon Dias e o policial militar Lázaro Alexandre, conhecido como “Tchaca”. De acordo com a Polícia Civil, policiais ativos e ex-policiais estavam envolvidos no esquema, oferecendo proteção, compartilhando informações privilegiadas e, em alguns casos, atuando diretamente como operadores das rifas fraudulentas.
Além das prisões, a operação cumpriu mandados de busca e apreensão e implementou seis medidas cautelares. Dentre os detidos, quatro são considerados líderes da organização criminosa, localizados em Vera Cruz, Juazeiro e na Região Metropolitana de Salvador. Eles desempenhavam papéis essenciais no planejamento e na coordenação das atividades ilícitas do grupo.
“Com uma presença robusta em Salvador e RMS, além de São Felipe, Vera Cruz, Juazeiro e Nazaré, o grupo operava através de uma complexa rede de transações financeiras. Utilizavam empresas de fachada e intermediários para camuflar a origem dos recursos obtidos de forma ilegal”, afirmou a Polícia Civil.
Fonte: Bnews