“Bola de fogo” no céu impressiona moradores e pode ser lixo espacial, dizem especialistas

Por Ana Sampaio

Uma luz intensa cruzou o céu no fim da tarde desta quarta-feira (14), surpreendendo moradores de vários estados do Brasil, como Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal. O fenômeno, descrito como uma “bola de fogo”, foi registrado em vídeos e gerou curiosidade nas redes sociais.

Segundo especialistas, a hipótese mais provável é que se trate da reentrada de lixo espacial na atmosfera. O astrônomo Adriano Leonês, da Universidade de Brasília (UnB), considera essa explicação mais plausível do que a de um meteoro.

De acordo com ele, pedaços de satélites desativados ou partes de foguetes lançados por agências espaciais como a NASA (EUA), Roscosmos (Rússia) e CNSA (China) podem entrar novamente na atmosfera terrestre, queimando-se e deixando um rastro visível.

O astrônomo Renato Las Casas, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), reforça a teoria:
“Pelo fato de o objeto estar em baixa velocidade, descarto a possibilidade de ser um meteoro. Isso indica que se trata de lixo espacial, que já está orbitando próximo da Terra”, afirmou.

Diferente dos meteoros, que vêm do espaço profundo e entram na atmosfera a altíssimas velocidades, o lixo espacial tem uma energia menor e pode ser identificado justamente por se mover mais lentamente.

As imagens continuam sendo analisadas por especialistas, mas até o momento, não há risco relatado para a população.

 Fonte: G1.Globo

RELACIONADAS

MAIS RECENTES