Após 50 dias, PF e PRF recapturam no Pará foragidos da penitenciária federal de Mossoró

A Polícia Federal anunciou nesta quinta-feira (4) a recaptura dos dois fugitivos que haviam escapado da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, em fevereiro.

Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, conseguiram fugir da penitenciária em 14 de fevereiro, e após 50 dias, foram recapturados em Marabá, no estado do Pará.

Em uma operação conjunta entre as polícias Federal e Rodoviária Federal, os foragidos foram presos na tarde desta quinta-feira em Marabá. A cidade, localizada no Sudeste do Pará, está a mais de 1.600 quilômetros de distância de Mossoró.

O trajeto percorrido pelos fugitivos incluiria, em uma rota direta, pelo menos cinco estados: Pará, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão, e possivelmente o Norte do Tocantins.

Os suspeitos foram detidos na ponte que atravessa o Rio Tocantins, onde ocorreu a abordagem para evitar a fuga pelo rio.

Segundo informações dos investigadores, a dupla será devolvida a Mossoró, o que é considerado uma “questão de honra” pelo Ministério da Justiça, responsável pela coordenação do sistema penitenciário federal.

Rogério e Deibson, originários do Acre, estavam na penitenciária de Mossoró desde setembro de 2023 e são membros da facção criminosa Comando Vermelho.

A fuga dos dois detentos foi marcada pela abertura de um buraco atrás de uma luminária da penitenciária e o corte de duas cercas de arame, utilizando ferramentas de uma obra que estava em andamento no local.

É a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que possui unidades em Brasília (DF), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).

 

Informações do G1

Foto: Reprodução

RELACIONADAS

MAIS RECENTES